Índice
ToggleTratamento Crack
O crack é uma das drogas mais viciantes, inclusive uma das mais consumidas, muito em razão de ser uma droga de fácil acesso e barata.
Por outro lado, os efeitos no organismo são imensos, onde iniciar o tratamento crack o quanto antes, pode ajudar a evitar maiores malefícios à saúde.
O que é o crack?
Para entender como funciona o tratamento crack, é importante saber mais sobre o crack.
É uma droga ilícita altamente viciante, que é derivada da cocaína. É feito através da mistura de cocaína em pó com bicarbonato de sódio e água, e é então aquecido até que se torne uma substância sólida e cristalina, conhecida como “pedra”.
O crack é fumado em cachimbos, o que faz com que a droga atinja o cérebro em segundos, causando uma intensa euforia ou “barato”.
A droga atua sobre o sistema nervoso central, aumentando os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo prazer e recompensa.
O uso prolongado de crack pode causar uma série de problemas de saúde física e mental, incluindo danos aos pulmões, coração e cérebro.
Além disso, o uso de crack pode levar à dependência química e a uma série de comportamentos perigosos, incluindo comportamento impulsivo, comportamento sexual de risco e comportamento criminal.
E justamente por isso que o tratamento do crack é tão importante, já que seu uso compromete todas as áreas da vida da pessoa.
Portanto, a prevenção, a conscientização sobre os perigos do crack e o acesso a tratamento crack são essenciais para ajudar as pessoas a superar o vício e evitar o uso dessa droga perigosa.
Conheça os efeitos do crack
Como mencionado, o crack é uma droga altamente viciante e potencialmente devastadora para a saúde física e mental das pessoas que o usam.
Os efeitos do crack variam dependendo da quantidade e frequência do uso, bem como das características individuais da pessoa.
Independentemente dos seus efeitos, lembre-se sempre que o crack tratamento deve começar assim que surgirem os primeiros sintomas.
Confira alguns dos efeitos imediatos do crack:
- Intensa euforia ou “barato”, seguida por uma depressão ou ansiedade;
- Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
- Elevação da temperatura corporal;
- Insônia;
- Perda de apetite;
- Dificuldade de concentração;
- Agressividade e irritabilidade.
Já os efeitos a longo prazo do crack incluem:
- Danos aos pulmões e outras doenças respiratórias;
- Problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco;
- Transtornos de saúde mental, como ansiedade, depressão e psicose;
- Dificuldade de concentração e problemas de memória;
- Perda de peso significativa;
- Problemas dentários e de gengiva;
- Aumento do risco de comportamento violento ou criminoso.
Como já mencionado, o crack pode levar à dependência química, e o tratamento para crack envolve uma abordagem multidisciplinar.
Normalmente, o tratamento crack é pautado em uso de medicamentos, terapia comportamental e suporte social.
Quais os perigos do uso do crack?
Os perigos do uso do crack podem variar dependendo do estado físico e psíquico do usuário no momento do uso, e em função da quantidade e tempo de consumo.
Leia também:
O crack provoca um estreitamento dos vasos sanguíneos, por consequência, uma irrigação inadequada dos tecidos, sendo o coração e o cérebro os principais órgãos afetados.
Juntamente com essas complicações, afeta também as vias respiratórias, em decorrência da inalação e utilização de cachimbos artesanais.
Além disso, as condições de vida geralmente muito precárias dos usuários associadas à busca compulsiva pelo produto, levam a uma deterioração de seu estado de saúde geral.
Mais uma vez, para evitar problemas ainda mais graves, o tratamento crack é imprescindível!
Já mencionamos alguns riscos, mas vale citar também:
- Danos permanentes ao músculo cardíaco;
- Hipertensão;
- AVC;
- Convulsões;
- Doenças pulmonares;
- Redução das capacidades cognitivas;
- Problemas de memória do trabalho e visual.
Com o tratamento do usuário do crack, esses riscos podem ser revertidos normalmente de 6 meses a um ano após parar de usar a droga.
No entanto, quanto mais precoce o crack começar a ser usado, algumas sequelas são permanentes, como problemas de memória do trabalho.
Vale ressaltar também que o uso do cachimbo também pode acarretar muitos danos, como bronquite, enfisema pulmonar, tuberculose, câncer de pulmão, bem como problemas psiquiátricos.
Além de todos esses malefícios, a utilização de cachimbos de vidro para preparar e fumar o crack pode causar micro rupturas nas mãos e lábios, que aumentam a chance de transmissão dos vírus das hepatites e HIV.
Tendo em vista os efeitos devastadores do crack, o tratamento para o crack deve ser iniciado o quanto antes, caso contrário, o quadro pode piorar e levar até à morte.
Sinais de dependência do crack
A dependência de crack é uma condição complexa e multifacetada que pode afetar cada indivíduo de maneiras diferentes.
No entanto, existem alguns sinais comuns que podem indicar a presença de uma dependência de crack, que é um indicador da necessidade do tratamento de crack imediato.
Portanto, alguns desses sinais são:
- Desejo incontrolável de usar a droga;
- Com o tempo, o usuário pode precisar de doses maiores de crack para obter o mesmo efeito que antes;
- Quando um usuário de crack tenta parar de usar a droga ou reduzir a quantidade de crack que está consumindo, ele pode experimentar sintomas de abstinência, como ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia e fadiga;
- Os usuários de crack muitas vezes perdem o interesse em atividades sociais e relacionamentos, preferindo ficar sozinhos ou com outros usuários de drogas;
- Quem usa crack pode se tornar mais agressivo, irritado ou deprimido, além de ter alterações no apetite, no sono e na higiene pessoal;
- O uso de crack pode levar a gastos excessivos com a droga, afetando as finanças pessoais;
- O usuário pode ter problemas legais, como prisões por posse ou venda de drogas;
- O uso de crack pode causar uma série de problemas de saúde, como danos pulmonares, cardiovasculares e neurológicos, além de problemas dentários e gastrointestinais.
É importante lembrar que a dependência de crack é uma condição séria e que o tratamento crack adequado é fundamental para superar essa condição.
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a dependência de crack, procure ajuda profissional imediatamente.
Tratamento crack como funciona?
Na verdade, o tratamento de crack envolve uma intervenção de urgência, com o objetivo de minimizar os riscos sociais, da violência e todos os perigos relacionados ao consumo.
Em alguns casos, será necessário o tratamento involuntário para viciados em crack,particularmente quando o usuário perdeu sua capacidade de julgamento e está colocando sua vida em perigo.
Geralmente, o tratamento contra o crack é realizado em uma clínica de recuperação, pois o suporte de profissionais qualificados é indispensável, em especial durante o período de abstinência.
Vale mencionar que mesmo após ter parado de usar o crack, o usuário ainda pode durante muito tempo ficar com humor alterado e ainda com compulsão pela droga, o que pode levar à recaída.
Justamente por isso que tratamento para usuário do crack é um pouco mais complicado.
Então, da mesma forma que o tratamento para dependência de outras substâncias, no tratamento contra crack, geralmente as abordagens incluem:
Desintoxicação
A primeira etapa do tratamento crack é a desintoxicação, que consiste em eliminar a droga do organismo.
Devido aos sintomas que podem acompanhar a abstinência, é necessário que a desintoxicação seja monitorada 24 horas, em um ambiente seguro e controlado.
É normal a prescrição de medicamentos, a fim de aliviar os sintomas da abstinência.
Psicoterapia
Após a droga ter sido eliminada, outra parte do tratamento dependência crack envolve a psicoterapia individual e em grupo.
O foco da terapia é fazer com que o paciente reconheça que está doente, bem como as causas subjacentes do uso do crack.
Dessa forma, a terapia permite com que ele reflita e adote novos padrões de comportamento.
Grupos de apoio
A participação em grupos de apoio possibilita o compartilhamento de experiências e dores semelhantes, onde um paciente fortalece o outro.
As famílias também recebem todo o suporte, afinal, muitas vezes, elas também estão doentes.
Portanto, como você viu, o crack é uma droga muito perigosa, e se nada for feito, as sequelas podem ser irreversíveis, causando até mesmo a morte.
Por isso, o melhor a se fazer é buscar tratamento crack em uma clínica de recuperação especializada!
Se você conhece uma pessoa que está passando por isso e não sabe o que fazer, converse com um de nossos terapeutas!