Índice
ToggleInternação Voluntária
Como o próprio nome diz, a internação voluntária é quando parte do próprio dependente buscar ajuda para se livrar do vício e decide então se internar.
Portanto, é chamada de voluntária justamente por isso, já que a própria pessoa reconhece que tem um problema e vai atrás da recuperação por conta própria.
O que é internação voluntária?
A internação voluntária em uma clínica de recuperação é quando uma pessoa decide voluntariamente buscar tratamento para dependência química em uma instituição especializada.
Ou seja, a pessoa decide ingressar em uma clínica por conta própria, sem a necessidade de uma ordem judicial ou de um parente próximo.
Por mais que internação voluntária seja uma escolha difícil, é um passo importante para muitas pessoas que reconhecem que precisam de ajuda para superar sua dependência química.
Durante a internação, a pessoa receberá tratamento especializado, como aconselhamento, terapia, desintoxicação e outros tipos de intervenções médicas e psicológicas.
A internacao voluntária pode durar algumas semanas a vários meses, dependendo das necessidades individuais de cada paciente.
Durante o tempo de internação, o paciente receberá suporte constante de profissionais de saúde qualificados e trabalhará para superar sua dependência química e desenvolver as habilidades necessárias para manter a sobriedade a longo prazo.
É importante lembrar que a internação voluntária de dependentes químicos é uma decisão pessoal e que as pessoas só devem buscar tratamento em uma clínica de recuperação se estiverem prontas e dispostas a se comprometer com o processo de tratamento.
Vale ressaltar que a recuperação da dependência química é um processo contínuo e requer esforço, dedicação e apoio a longo prazo para ter sucesso.
Quando buscar internação voluntária?
A decisão de buscar internação voluntária em uma clínica para dependentes químicos pode ser difícil e requer autoconsciência e coragem.
Veja alguns sinais que mostram que pode ser hora de buscar ajuda profissional:
- Dificuldade em controlar o uso de substâncias, mesmo quando há consequências negativas na vida pessoal, profissional ou financeira;
- Tentativas fracassadas de parar ou reduzir o uso de substâncias por conta própria;
- Sentimentos de desesperança, isolamento, ansiedade ou depressão devido à dependência química;
- Preocupações de amigos ou familiares com o uso de substâncias e seu impacto na saúde e bem-estar da pessoa;
- Problemas de saúde física ou mental relacionados ao uso de substâncias.
Portanto, se você está experimentando alguns desses sinais, é importante considerar a busca de ajuda profissional em uma clínica de recuperação.
A internação voluntária fornece um ambiente seguro e estruturado para a desintoxicação e tratamento da dependência química, bem como oferece suporte emocional e terapia para desenvolver habilidades de enfrentamento e prevenção de recaídas.
Internação voluntária como funciona?
A internação voluntária em uma clínica é um processo em que a pessoa com dependência química decide buscar ajuda profissional por conta própria.
Esse tipo de internação é diferente da internação involuntária, que é feita por solicitação da família ou recomendação médica.
O processo de internação voluntária para dependentes químicos pode variar dependendo da clínica de recuperação e das necessidades individuais da pessoa.
Para a internação, o paciente deve assinar uma declaração de que é de sua espontânea vontade ser internado na instituição de tratamento da dependência química.
Leia também:
Em seguida, ele é submetido a uma avaliação médica e psicológica para determinar o melhor plano de tratamento.
Depois o paciente pode passar por um processo de desintoxicação, se necessário, para remover as substâncias do corpo.
Durante a internação voluntária, a pessoa recebe tratamento especializado, como aconselhamento individual e em grupo, terapia comportamental e cognitiva, e outras intervenções médicas e psicológicas.
Como é o processo de internação voluntária em uma clínica de recuperação?
O processo de internação voluntária em uma clínica de recuperação geralmente envolve várias etapas, incluindo:
- Avaliação: A pessoa passa por uma avaliação médica e psicológica para determinar o nível de dependência química e identificar quaisquer problemas de saúde que possam afetar o tratamento;
- Desintoxicação: Se necessário, o paciente passa por um processo de desintoxicação para eliminar as substâncias químicas do corpo. Isso geralmente envolve monitoramento médico 24 horas por dia e medicamentos para aliviar os sintomas de abstinência;
- Tratamento: Após a desintoxicação, se dá início ao tratamento especializado para a dependência química, que pode incluir terapia individual e em grupo, grupos de apoio, entre outras abordagens;
- Participação em atividades terapêuticas: Ao longo da internação voluntária, o paciente participa de atividades terapêuticas diárias;
- Plano de alta: Antes da alta, a equipe médica e de tratamento desenvolve um plano de alta que inclui a recomendação de cuidados de acompanhamento, como terapia continuada e participação em grupos de apoio, para ajudar a pessoa a manter a sobriedade e prevenir recaídas.
Já está mais do que comprovado que a internação voluntária, em razão da decisão partir do próprio paciente, apresenta ótimos resultados no processo de recuperação.
Isso porque, o paciente terá uma motivação a mais e se comprometerá em aderir ao tratamento.
Quer saber mais detalhes sobre como funciona a internação voluntária na nossa clínica?
Clique aqui e converse com nossa equipe de atendimento!